O surgimento da moda - Como tudo começou

Capa do livro: ''Por dentro da moda - definições
e experiências.'' Para Dinah - Inventar moda
é necessário e não se deve deixar as coisas
como estão. 
Uma pequena definição do livro '' Por dentro da moda, definições e experiencias.'' de Dinah Bueno Pezzolo. 

Pode- se definir a moda como um fenômeno sociocultural que traduz a expressão dos povos por meio de mudanças periódicas de estilo, estilo esse que particulariza cada momento histórico. Ligada aos costumes, à arte e á economia, a moda tem o poder de comunicar posicionamentos sociais. A moda documenta o passado, mas também assinala transformações da época em que vivemos. Assim, é possível afirmar que moda é sinônimo de mudança. Para melhor compreensão das suas engrenagens, evolução e poder, é necessário buscar suas origens.


O nome deste livro de Dinah , deu origem ao nome do meu blog. Gostei muito deste livro, pois contem muitos conceitos legais sobre a moda. A editora Senac é excelente no ramo de livros na área de moda, e tem um preço bem mais acessivo do que outros livros da área. Possui uma linguagem clara  Eu sou meia suspeita para falar em livros, pois amo todos os que eu tenho e que eu vejo. Ainda mais quando os assuntos são voltados a moda, arte, historias, bibliografias, comportamento e tudo mais me encanta.


Surgimento da Moda:

A moda na antiguidade denotava riqueza, via a que classe
social você pertencia só pelo falo te ver qual tipo de tecido
e modo que eram feitos suas roupas.
O vestuário tem como intuito expressar o nosso modo de vida e a nossa cultura, o gosto e a boa escolha pela roupa esta bem ligado a isso. Pela cultura dos povos, se deu a origem pela qual o homem começou a cobrir o seu corpo, com folhas em questão de respeito e também isso foi no período Paleolítico. Entre os povos da Antiguidade, o modo de se vestir era símbolo de posição social, ostentando riqueza, evidenciava castas e tornou-se, inclusive, o objeto de sedução. Uma necessidade de um símbolo social, que valorizava a pessoa
pelo que ela vestida que já sabia que ela pertencia a uma condição financeira maior do que outras pelos seus trajes. A moda denotava riqueza e poder e, assim, nos séculos XIII e XIV, os plebeus eram proibidos de se vestir como os nobres. Então a burguesia que estava recém-formada começou a usar roupas semelhantes ás da aristocracia e no,século XVI, advogados e pequenos comerciantes se vestiam com peças similares ás da corte e das altas camadas sociais. No século XVIII, uma moda paralela à cortesã por termo á segregação. Chamada de ''Moda do homem honesto'', tinha como objetivo principal as proporções, a utilidade e o conforto. A liberdade para escolher o que queria vestir. A partir da Revolução Francesa, em 1789, a principal mudança no vestuário foi a simplicidade. Para os homens o estilo camponês e para as mulheres vestidos com inspiração grega com cinturas altas e saia evasê, que perduraram até o Período Napoleônico. 

Curiosidades sobre o surgimento da moda: 

Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências. 
A palavra moda significa costume, a variação das características das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, a moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. Usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte a partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segunda classe social. Assim como as perucas brancas usadas na antiguidade, quanto mais chique e cheia de voltas e tranças fosse a sua peruca sua classificação na sociedadade eram das mais altas possíveis. 


3 comentários: