A História de Sucesso do ''Bon Marché'' - A Primeira Loja de Departamento de Paris


A História:
Em 1852, Aristide Boucicaut revolucionou o comércio francês com a inauguração da primeira loja de departamento do país, quando transformou uma pequena butique que ficava às margens do Rio Sena em um grande centro de vendas da Cidade Luz.
Ao lado do arquiteto Louis-Charles Boileau e do engenheiro Gustave Eifel, que ainda não tinha projetado a famosa torre que leva seu nome, criaram o lugar que desde então acompanha assiduamente a vida cotidiana dos parisienses, com a elegância e o estilo que lhes caem como uma luva. Com uma seleção de objetos de design, elementos de gastronomia, artigos de beleza e o que havia de melhor na moda, Boucicaut conseguiu reunir as francesas e, por que não, os franceses que não queriam mais andar pela cidade em busca de suas compras e, no novo local projetado pela dupla Boileau-Eifel, podiam experimentar, comprar ou apenas olhar as maravilhas e novidades do século.








Entre outras inovações para a época, o casal Boucicaut criou o mês do branco, no qual aconteciam liquidações para esvaziar os estoques, o envio de catálogos para clientes do interior e até amostras, com um sistema de entrega criado por eles. Em suas propagandas, artistas, desenhistas e cartunistas idealizavam cartões-postais, cartazes e agendas, que serviam como anúncios publicitários. Com a mudança da sociedade, o Bon Marché precisou se adaptar aos novos ventos e, para isso, a loja foi comprada, em 1984, pelo grupo LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo, dona de marcas como Louis Vuitton e Givenchy, tornando o charme francês conhecido mundialmente.
Passeio Guiado:
Um tour completo pela loja, que tem quase mil metros quadrados, leva uma hora. Isso se você conseguir não parar para comprar nada.
Sem Fila:
Os dias preferidos de turistas para visitar Le Bon Marché são segunda, terça e quinta-feira. Se quiser fugir das multidões, evite as datas e opte por quarta e sexta-feira ou pelo fim de semana.
Procura Certa:
Marcas que não possuem muitos pontos de venda, como Shu Uemura, Bobbi Brown, Tom Ford Beauty e Crème de la Mer, também podem ser encontradas lá.
Fim de Ano:
Devido às festas, os meses de novembro e dezembro correspondem a 40% das vendas do Bon Marché.
Exclusividade:
Algumas marcas de moda são vendidas, na França, apenas no Bon Marché, como Lucas Nascimento, La Prestic Ouiston, Charlotte Olympia e a linha underwear de Roberto Cavalli. As marcas de beleza Ren, Miller Harris e Byredo também são exclusivas da loja de departamento.

As Homenagens:
Deis de 8 de setembro, uma série de 10 ilustrações  de Marjane Satrapi, que fez o desenho animado « Persepolis“, se transformarão em vitrines, colocando Deneuve nas mais inusitadas cenas.  A loja inteira está decorada, inclusive a famosa Grande Épicerie, e cerca de 300 marcas estarão propondo coleções editadas exclusivamente para a ocasião com roupas, objetos de decoração, acessórios de moda… todos no espírito “Rive Gauche”. Além disso, duas exposições contam a história do Bon Marché  “160 anos de Inovações, Aristide e Marguerite Boucicaut”   “160 anos de Evoluções: um ano no Bon Marché 1852-2012”. Uma viagem no tempo com todo o acervo: cartazes, agendas, anúncios, catálogos, cartões postais para colecionar. E o documentário que conta a história da loja, esta sendo exibido no cinema local junto com outros filmes de sucesso da história do Bon Marché.
O Documentário:
Recentemente foi feito um documentário contando a historia do Bon Marché e de como sua inauguração mudou os costumes da época. Confiram:

E este outro vídeo mostra a série de cartazes que conta a história da loja e muitas curiosidades sobre ela, que vale a pena conferir também.

Para mais informações é só acessar o site oficia da loja e lá tem todas as informações necessárias:  http://www.lebonmarche.com
Fontes de Referencia: ‘’Revista Elle Magazine’’, ‘’Moda Spot.Com’’ e ‘’Paris Rive Droite & Rive Gauche’’  

Nenhum comentário:

Postar um comentário