Algumas das criações/revoluções no mundo da moda - Que marcaram a história

No post de hoje, resolvi fazer uma pequena ‘’seleção’’ de algumas melhores criações/revoluções que fizeram e fazem história no mundo da moda, até os dias de hoje. Os textos foram baseados em pesquisas do ‘’Almanaque Folha de São Paulo’’, site da ‘’GNT’’ entre outras fontes de imagem.

Biquíni

Considerada à primeira peça de roupa feminina confeccionada com menos de um metro de tecido. 
Seu lançamento foi tão explosivo quanto a bomba atômica testada pelos Estados Unidos no Atol de Bikini no ano de 1946, o que acabou dando nome ao traje de banho. 

Alguns dias após o episódio, o francês Jacques Heim elaborou o conhecido “atome”, que foi apresentado como “o menor maiô do mundo”.
Mas ele esqueçeu de registrar a invenção, que abriu espaço para que outro francês, Louis Réard, surgisse com o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” e levasse toda a fama de criador do famoso biquíni. Bafão.

Minissaia

Foi a estilista Mary Quant que deu mais um toque de revolução dos anos 60 quando passou a mão na tesoura, pois criou a ousada minissaia. 

Este pedaço de tecido contia apenas 30cm, foi lançado no meio ao “Terremoto Jovem” causou reboliço entre os conservadores, mas se multiplicou pelos armários das meninas. 
O sucesso foi tanto que a butique de Mary em Londres, a Bazaar, ganhou mais de 100 filiais e se transformou em símbolo de vanguarda.

Smoking feminino


Considerado o ‘’supra-sumo’’ da carreira de Yves Saint Laurent, o famoso terninho – ou “Le Smoking”, como foi chamado o primeiro modelo o qual foi criado pelo estilista francês no ano de 1966, que transgrediu a forma como as mulheres se vestiam à época. 
A peça foi considerado um total sinal de liberdade e novos conceitos sobre masculino e feminino, o smoking para mulheres.
O modelo foi apresentado pela primeira vez com a versão com uma blusa transparente e calça masculina. Hoje, a peça aparece até em tapetes vermelhos.

New Look


No pós-guerra, Christian Dior fez o caminho inverso ao de Chanel e devolveu a feminilidade às mulheres. “Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. 

Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves e cinturas marcadas (...)”, disse o estilista. Nascia então, no ano de 1947, o New Look, um visual delicado de cintura marcada e saias amplas até o tornozelo. 
O New Look se estabeleceu como o padrão de glamour dos anos 50 que até deu um banho de elegância nas moças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário