A carreira Zuzu Angel - O mérito pela originalidade e a macro visão

No post de hoje, conto para vocês um pouco da história e da carreira da estilista Zuzu Angel. Viveu em uma época em que a moda era importada de Paris, ela foi considerada à contramão ao criar roupas originais e com toques de brasilidade - modernas até hoje, onde o seu talento de costureira virou profissão.
Zuzu valorizou a mulher como ser criativo, o que era muito pouco aceito na época. Criar moda não era considerado tarefa feminina. A mulher poderia estar sentada na mesa de costura, mas não era dada a ela a honra de ser uma criadora de moda. Zuzu teve esta coragem e conseguiu se impor num mercado totalmente dominado por estereótipos. 
Conquistou o mercado por sua simplicidade, por sua feminilidade e por sua profundidade. Começou, antes dos outros costureiros, a divulgação de sua marca, colocando-a externamente na roupa. Buscava não somente o mercado elitizado, mas também queria vestir a mulher da rua, a mulher dos pontos de ônibus, a que voltava do supermercado.
Na época este conceito era subestimável, era querer vestir em grande escala, querer vestir pessoas que não tinham recursos para frequentar um ateliê. Zuzu teve uma macro visão da moda, sendo considerada, filosoficamente, uma pioneira.
O mérito da Zuzu Angel é considerado pela originalidade de sua proposta, pois fazia uma moda brasileira com materiais brasileiros, com linguagem pessoal, com cores tropicais. Isto foi uma proposta de caráter cultural que se manteve ao longo de seu trabalho. Foi a primeira a usar a renda de casimira.
Misturou a renda de algodão com seda pura, usou chita com temas regionalistas e folclóricos. Trouxe também para a moda pedras brasileiras, fragmentos de bambu, de madeira e conchas. Assim ela incorporou em sua moda e sua época a ecologia e a brasilidade.
A figura dos anjinhos, crucifixos e dos tanques de guerra foram a metáfora que ela encontrou para simbolizar,em seu trabalho, a história de seu filho, além de representar seu nome: Zuzu Angel. Foi uma mulher muito alegre, sua moda mostrou faixas de luto, porém sempre atravessada pelo seu olhar singelo.

A mineira Zuzu Angel tinha clientes na nata da sociedade carioca e também em Hollywood, como as atrizes Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak, que se apaixonaram pela moda original e colorida da estilista. No Brasil, atrizes como Dina Sfat, Bibi Ferreira, Isabel Ribeiro, Marieta Severo, Joana Fomm e a cantora Beth Carvalho vestiam as criações de Zuzu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário