Artigo do Jornal Correio da Manhã - Clarice Lispector expressa sua opinião sobre moda

No post de hoje, compartilho com vocês mais um texto da eterna poetiza Clarice Lispector, que serve muito de inspiração. Ela fala sobre moda neste texto, que vale muito apena ler e refletir com estas palavras. Com dicas de como é uma mulher de verdade, em relação a seu modo/jeito de ser. Afinal todos nos temos nosso estilo, basta valorizarmos ainda, mais quem somos nesta maneira de ser.

''Ano a ano, variam as modas. Saias sobem, saias descem, saias armam, como abajures ou se estreitam como malha de bailarina. E as mulheres obedecem à moda. Decotes crescem ou minguam, cinturas se alargam ou se estreitam, penteados se complicam ou se desmancham, até a cor dos lábios, das unhas, das faces, dos cabelos se modifica. E as mulheres obedecem à moda. Os saltos se afinam, engrossam, se curvam, deformam ou ajudam a figura. As fazendas, brilham, tornam-se leves, com flores, com bordados, ou se puritanizam em cores escuras, em tecidos grosseiros. As mulheres obedecem sempre. Todas as mulheres? Não. A mulher inteligente não é escrava dos caprichos dos costureiros, dos cabeleireiros ou dos fabricantes de cosméticos. Antes de adotar a última palavra da moda, ela estuda o efeito da mesma sobre o seu tipo. 
A mulher inteligente sabe que mais importante que parecer "chique" é parecer bonita. Não quero dizer que ela ande fora da moda, use roupa e penteados antiquados. Mas o que ela usa é o que lhe fica bem, ajuda a sua figura, realça a cor e o brilho dos olhos e cabelos, a cor de sua pele, remoça-a e torna-a ainda mais interessante para os olhos masculinos. Espero que minhas leitoras pertençam a esse tipo de mulher. Gostaria que todas essas "escravas da moda", que andam por aí, muitas vezes despertando o riso, pensassem um pouco antes de obedecer cegamente às ordens, nem sempre equilibradas, dos costureiros famosos, cujo interesse de despertar a atenção pela extravagância e pelo exagero parecer crescer dia a dia. Bem triste ideia dão da mentalidade feminina essas pobres ingênuas. Andem na moda, claro! 
Adotem penteados, pinturas, adereços modernos! Mas modernizem, antes de qualquer coisa, a sua mentalidade! Raciocinem, estudem a si próprias, em detalhes, lembre-se de que o que fica bem a uma Elizabeth Taylor, miúda, frágil, com beleza de boneca, ficaria ridículo em Sophia Loren e vice-versa. No entanto, ambas são lindíssimas. Observem como se vestem as mulheres tidas como as mais elegantes do mundo. A duquesa de Windsor, por exemplo. Nunca se entrega aos exageros da última moda, veste-se discretamente, e é a rainha da elegância. Sem ter sido jamais uma mulher bonita, conseguiu conquistar um rei. Por ser uma mulher inteligente, sabe valorizar e tirar partido dos poucos encantos que possui.''

(Clarice Lispector) 
Para o Jornal Correio da Manhã - 11 de dezembro de 1959

A ''Mudança Pessoal'' - Ela faz um bem danado para nós mesmo

No post de hoje, abordo com vocês um tema muito importante que faz muito bem para nos mesmos e depende exclusivamente da nossa pessoa. A conhecida ‘’Mudança Pessoal’’, por mais que ela seja difícil ela é fundamental Afinal temos que nos aceitar, gostar de nos do jeito/modo que somos, tem coisas que não demos muito nos preocupar, assim como a opinião de algumas pessoas, do que acha de nos e muito menos o que pensa. Afinal temos que aprender que todas as pessoas tem o direito de ter seus próprios pensamentos, até mesmo usar as coisas que gosta e possuir seu próprio estilo. Cabe nos respeitarmos e até mesmo as pessoas saberem respeitar as nossas escolhas e decisões.
No pequeno texto que compartilho, fala exatamente que esta mudança tem que ser de ‘’dentro’’ pra ‘’fora’’, quando estamos bem com nos mesmos, o mundo parece estar se adequado com nos.  É muito importante termos pensamentos positivos, isso atrai muitas coisas boas, querer bem as pessoas, assim podemos na maioria das vezes sermos vistas como uma pessoa que os outros querem sempre estar ao nosso lado. São pequeninas atitudes/mudanças, que fazem um bem danado pra nos e que já mais sai de moda! Um jeito de estar em harmonia com as coisas e principalmente com o nosso ‘’eu’’
  

‘’Mudança Pessoal’’ - Por Brahma Kumaris

Quando você deixar de se chatear pensando que os outros deveriam mudar e passar a se concentrar em sua própria mudança, as coisas boas vão começar a acontecer. Primeiro, você se sentirá melhor consigo mesmo. Segundo, você passará a ter pensamentos positivos em relação aos outros e passará a entendê-los melhor; como consequência, os outros começam a ter uma atitude mais positiva em relação à você. É uma reação em cadeia, percebe? E a partir daí tudo flui de maneira muito mais positiva. Lembre-se: existem muitos benefícios ocultos na mudança pessoal.

Itens indispensáveis para estarem na bolsa de Praia/Piscina!

Quando o clima esquenta (Primavera/Verão), já está apropriado para curtir a praia, resort, clube ou até mesmo para viajar em um lugar que tenha piscina, sempre surge aquelas duvidas do que colocar na ‘’Bolsa de Praia/Piscina’’ por tanto sem complicar muito o ‘’Por Dentro da Moda’’, traz uma pequena lista para não se esquecer dos itens importantes, assim deixara sua diversão ainda mais gostosa e não se esquecer de nada! Confiram a lista:

·       Chapéu ou Boné
·       Necessaire contendo: Bronzeador, Protetor Solar para o corpo, rosto e cabelo
·       Revista ou Livro
·     Celular – Muito importante colocar naquelas embalagens plásticas para proteger do tipo Zip Loc
·       Óculos
·       Água Mineral
·       Prendedor e Escova de cabelo
·       Canga ou Toalha de Praia/Piscina
·       Fone de Ouvido
·       Dinheiro (Dentro da caixinha do óculos)


Estes são apenas alguns dos itens básicos...Agora vai de vocês quererem acrescentar mais. Espero que tenha ajudado com esta dica, para poder facilitar na hora da arrumação.

A primavera - Estação mais florida, perfumada e esperada do ano

Queridos que estão sempre ‘’Por Dentro da Moda’’, como amanhã a estação mais linda, colorida, perfumada e florida do ano se inicia, a primavera. Por isso no post de hoje compartilho com vocês um texto maravilhoso, com o tema da estação com a autoria da eterna poetiza Cecilia Meireles, em suas palavras retrata a beleza da estação, falando o quanto a natureza é bela com todos seus encantos. Afinal admirar as pequenas coisas e detalhes faz muito bem, da inspiração para as melhores criações em qualquer área. Quanto mais observar mais fascinante ficamos em relação às coisas e isso já mais sai de moda, assim como uma boa leitura que podemos encaixar com a moda, com relação a suas formas de observação. Espero que gostem, desejo a todos uma primavera maravilhosa, cheia de muitas cores e que tudo floresça, sendo que a vida seja renovada a cada dia.


Primavera – Por Cecília Meireles

‘’A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.’’


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Em todas as fases da vida - Todas as mulheres são especiais

No post de hoje, compartilho com vocês uma ‘’simples’’ frase que fará toda a diferença para todas nos mulheres, para nos sentirmos especial em cada fase, momento e idade de nossas vidas. Afinal a nossa essência mais linda se encontra dentro de nos e com isso se tornamos cada vez mais especiais, fica a dica e que possamos reflita com a frase que mesmo curtinha tem um valor muito significante.

‘’Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda.’’
(Autor Desconhecido)

Cada idade, momento que passamos de nossas vidas temos que guardar sempre com muito carinho, são fases e as lembranças são boas para possamos perceber que cada dia nos tornamos uma pessoa mais madura, mais bonita no modo e jeito de sermos. Todos nos somos bonitos da nossa maneira, o que é mais lindo e elegante, sempre é o que carregamos dentro do nosso coração é a essência. 

Tendências de cores - Primavera/Verão 2013/2014

No post de hoje do ‘’Por Dentro da Moda’’, mostro para vocês, a cartela de cores das estações mais coloridas do ano a Primavera e o Verão 2013-2014.
Croquis desenvolvidos por estilistas que fazem parceria com a Pantone - Utilizando a cartela de cores das estação. 





O mais interessante é que neste ano as duas estações considera a mais colorida, alegre, estampada, florida, irão  apresentar as cores denominadas como ‘’candy colors’’, são consideradas cores mais doces, com um ar mais romântico e delicado.
As quais aparecem com aquele ar mais suave em suas tonalidades de verdes, rosas e amarelos e também bem predominarão, bem com cores de cinza claro, azul e salmão.
Os tons camurça, os terrosos, o preto e o grafite, também se faz presente na cartela de cores. Ideal para as pessoas que tem estilo mais clássico e até mesmo gosta de ser mais discreto em relação as sua moda.
Mais para quem não consegue se decidir na hora de escolher quais das cores da cartela de cores vai ser a preferida, vale muito apena também a misturar as tonalidades. Considerado um mix bem interessante entre as cores mais neutras, mas que ao mesmo tempo tem todo aquele apelo fashion e cores pastéis. 

Segue a cartela de cores, que foi desenvolvida pela Pantone. Com o nome de cada cor e seus códigos referências

Nos tornamos ainda mais elegantes- Quando preservamos a nossa imagem e valorizamos os nossos gostos

No post de hoje, compartilho com vocês aqui no ‘’Por Dentro da Moda’’, um pequeno texto de Costanza Pascolato, que fala em relação a sermos elegantes no modo que nos vestimos e até mesmo por nossas preferências. Afinal sermos elegantes vem mais de nossas preferências e mostrar realmente que somos realmente do que escondermos, estas palavras devem ser lidas com muita atenção. E o mais importante de tudo isso é que nossa imagem deve ser preservada ao nosso modo, deve ser mostrado em nossos verdadeiros traços e o estilo que temos. Certamente o estilo vem desta escolha que fazemos!



‘’Ser elegante, afinal, é ter consciência pela maneira como você se veste ou se comporta, que sempre dá para se aprimorar um pouquinho. Por isso é tão legal termos tantas alternativas de moda para escolher. Elegância, no fundo, é escolha. Portanto, você pode, sim, estar superelegante com o mais casual ou com o mais clássico dos modelos. Sejam quais forem às peças, marcas e estilos que lhe agradam. O essencial é vestir a roupa que, diante do espelho, vai fazer você sorrir e dizer: “está ótimo porque essa é a minha imagem. E a de mais ninguém”.

(Costanza Pascolato)

A carreira Zuzu Angel - O mérito pela originalidade e a macro visão

No post de hoje, conto para vocês um pouco da história e da carreira da estilista Zuzu Angel. Viveu em uma época em que a moda era importada de Paris, ela foi considerada à contramão ao criar roupas originais e com toques de brasilidade - modernas até hoje, onde o seu talento de costureira virou profissão.
Zuzu valorizou a mulher como ser criativo, o que era muito pouco aceito na época. Criar moda não era considerado tarefa feminina. A mulher poderia estar sentada na mesa de costura, mas não era dada a ela a honra de ser uma criadora de moda. Zuzu teve esta coragem e conseguiu se impor num mercado totalmente dominado por estereótipos. 
Conquistou o mercado por sua simplicidade, por sua feminilidade e por sua profundidade. Começou, antes dos outros costureiros, a divulgação de sua marca, colocando-a externamente na roupa. Buscava não somente o mercado elitizado, mas também queria vestir a mulher da rua, a mulher dos pontos de ônibus, a que voltava do supermercado.
Na época este conceito era subestimável, era querer vestir em grande escala, querer vestir pessoas que não tinham recursos para frequentar um ateliê. Zuzu teve uma macro visão da moda, sendo considerada, filosoficamente, uma pioneira.
O mérito da Zuzu Angel é considerado pela originalidade de sua proposta, pois fazia uma moda brasileira com materiais brasileiros, com linguagem pessoal, com cores tropicais. Isto foi uma proposta de caráter cultural que se manteve ao longo de seu trabalho. Foi a primeira a usar a renda de casimira.
Misturou a renda de algodão com seda pura, usou chita com temas regionalistas e folclóricos. Trouxe também para a moda pedras brasileiras, fragmentos de bambu, de madeira e conchas. Assim ela incorporou em sua moda e sua época a ecologia e a brasilidade.
A figura dos anjinhos, crucifixos e dos tanques de guerra foram a metáfora que ela encontrou para simbolizar,em seu trabalho, a história de seu filho, além de representar seu nome: Zuzu Angel. Foi uma mulher muito alegre, sua moda mostrou faixas de luto, porém sempre atravessada pelo seu olhar singelo.

A mineira Zuzu Angel tinha clientes na nata da sociedade carioca e também em Hollywood, como as atrizes Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak, que se apaixonaram pela moda original e colorida da estilista. No Brasil, atrizes como Dina Sfat, Bibi Ferreira, Isabel Ribeiro, Marieta Severo, Joana Fomm e a cantora Beth Carvalho vestiam as criações de Zuzu.

Curtam a ''Page'' - Do ''Por Dentro da Moda'' e confiram muitas novidades do mundo fashion

Queridos, vocês que estão sempre de olho nas novidades aqui no Blog do ‘’Por Dentro da Moda’’, gostaria muito de convidar todos vocês mais uma vez para ‘’CURTIR’’ e ficar ainda mais perto do mundo fashion, com as postagens também da Page do ‘’Por Dentro da Moda’’, no Facebook, para quem ainda não conhece é simples basta acessar o link que segue abaixo e clicar no canto superior direito em ‘’CURTIR’’ ponto, poderão curtir muitas inspirações que também posto na Page especialmente para todos vocês meus queridos leitores.

Aproveito para agradecer por mais de 1.500 pessoas que curtem a Page e também por mais uma meta alcançada aqui no Blog no número de acessos 79 mil acessos. Obrigado a todos com muito carinho, me falta palavras para agradecer a todos vocês, pois se não fosse por vocês nada disso seria possível. Beijus enormes a todos no coração com todo meu carinho e minha gratidão. 


Conheçam a ''Coluna Moda'' por Marina Turetta - No Portal Show&Art

Queridos, lembra que post aqui no ‘’Por Dentro da Moda’’ falando da parceria com o ‘’Portal – Show&Art’’ da queridíssima Dani Pessôa, então como contei para vocês tinha uma novidade nesta parceria também rs, já até tinha comentado na Fan Page do Blog, mais vou compartilhar aqui todos os links da matéria que fiz a respeito de ‘’Trajes‘’, que se devem ser usados em cada ocasião, como era muito extenso o assunto dividimos em três partes colocando em evidencias as ocasiões/eventos mais importantes, nos diversos em tipos de vestuários.
Espero que gostem e confiram com muito carinho, também agradeço mais uma vez por sempre estarem curtindo as novidades da Page e do Blog do ‘’Por Dentro da Moda’’ e todos meus trabalhos. A e também lembrando de toda semana tem assuntos novos na ''Coluna Moda'' no  Portal Show&Art.  Beijus a todos com muito carinho no coração. 

1º Parte – Classificação dos trajes:  http://showeart.com.br/noticias/coluna-moda-trajes/
2º Parte –  Passeio e esporte:
3º Parte – Black tie a social completo: 

Para aprender muito, com doces palavras - Devemos costurar os melhores momentos no coração

No post de hoje, dedico este texto, para podermos refletir sobre o termo ‘’costurar’’, as coisas da vida, o tempo, as pessoas e as coisas que queremos sempre por perto da gente. Para termos sempre as coisas que marcam a nossa vida sempre pertinho de nos. Para termos os dias especiais sempre guardados bem ‘’costuradinhos’’ dentro de nos e já mais nos esquecer.
Por isso leia este texto da autora Janaína Cavallin, a mesma que postei um pequeno texto também ontem sobre ‘’para as mulheres sempre se lembrarem de que belas e especiais’’ Espero que gostem desta pequena reflexão de hoje. Pois a atividade de costura esta muito voltada à moda e serve para embelezar a vida e dar cor assim como na vida. Costure as coisas pertinho de você, as suas lembranças e coisas que faz bem sempre pra perto, revivendo os momentos e colorindo a vida com os seus retalhos para a construção da sua colcha da vida com coisas boas. 


Costurar por Janaína Cavallin


‘’A gente podia poder costurar o tempo.
Costurar as pessoas que gostamos pertinho da gente. 
costurar os domingos um mas perto do outro.
Costurar o amor verdadeiro no peito de quem a gente ama. Costurar a verdade na boca dos seres, costurar as lembranças boas no fundo de um baú para ela não fugir.
Costurar a autoestima lá em cima para nunca cair.
Costurar o perdão na alma e a bondade na mão.
Costurar o bem no bem e o bem sobre o mal.

Costurar a saúde na enfermidade e a felicidade em todo lugar, e ir, costurando a vida com um pouquinho de esperança em cada dia e muita coragem em cada ser humano.’’

Como se mede uma pessoa? ''A Fita Métrica do Amor'' - Por Martha Medeiros

Queridos que estão sempre curtindo os post’s do ‘’Por Dentro da Moda’’, o mês de setembro chegou e com ele a correria e o apuro que veio ainda mais junto rs. Mais vamos com força total que tudo sempre dá certo,  antes de começar o post de hoje, quero pedir para que todos vocês torçam para que tudo de certo no meu TCC, que esta quase chegando na reta final. Torçam e rezem pra que tudo de certo! Agradeço deis de já a todos do fundo do meu coração sempre pelo apoio.

Bom no post de hoje compartilho com vocês um texto da Martha Medeiros, que admiro muito seus trabalhos.  Neste texto da Martha que compartilho com vocês hoje em especial denominado como ‘’A fita métrica do amor’’, retrata um pouco mais sobre o ‘’tamanho’’ da pessoa, em relação a seus valores que vem de dentro dela. Para complementar com a moda este texto tem relação ao comportamento e também autora reforça muito bem aqueles valores que sempre cito para vocês aqui. É muito importante sabermos conviver com as pessoas, respeitas as opiniões, muitas vezes é necessário saber ouvir mais e falar menos, remos que ter estes valores que cada vez mais nos torna pessoas mais chiques e que muitos querem estar do nosso lado, em relação nosso modo de ser. Vamos conferir o texto!


A fita métrica do amor  por  Martha Medeiros

‘’Como se mede uma pessoa?

Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.’’