Moda e Arte - As grandes criações

No post de hoje, retrato duas coisas que eu amo muito ‘’moda’’ e ‘’arte’’. Então este post é referente a coleções e peças que fizeram releituras de grandes obras do mundo da arte, parceria entre grandes estilistas que fizeram releituras com as obras de grandes artistas que são conhecidos até os dias de hoje.
MONET + GALLIANO: vestido com as cores da tela Vétheuil (1901), de Claude Monet.

Termos explicativos:

Moda: do francês mode, do latim modu. A palavra moda é a maneira, o modo como às pessoas vivem. Hoje a palavra moda está diretamente relacionada à maneira de vestir.

Arte: do latim ARS, significando técnica e/ou habilidade. Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

PICASSO + SAINT-LAURENT: Pablo Picasso pintou diversos arlequins ao longo da carreira, que depois inspiraram Yves Saint-Laurent a criar várias peças de destaque em suas coleções.


 A moda, desde os seus “primórdios”, sempre teve uma relação muito próxima às artes plásticas. Através do impacto visual e, em alguns casos, emocional, pinturas e fotografias podem dar vida a cartelas de cores.


POLIAKOFF + SAINT-LAURENT: Em 1965, Yves Saint-Laurent transformou em roupa sua admiração pela produção recente de Serge Poliakoff, como os quadros Composição abstrata (1960) e Composição verde, azul e vermelha (1965).

Os grandes costureiros e estilistas sempre dialogaram com os artistas de seu tempo, mas foi o francês Paul Poiret, o primeiro a promover essas trocas de modo sistemático, ainda nas primeiras décadas do século XX. 
MONET + SAINT-LAURENT: Na mesma coleção, Yves Saint-Laurent bebeu do célebre lago de ninféias de Claude Monet. Ele utilizou em suas criações estampas exclusivas de pintores como Raoul Dufy e ilustrações de artistas como Paul Iribe e Georges Lepape.

MONDRIAN + SAINT-LAURENT: Neste assunto, o ícone absoluto é a série de vestidos que Yves Saint-Laurent criou em 1965 com base nos quadros de Piet Mondrian. Estas peças fizeram sucesso absoluto, são a cara de uma época, nunca deixaram de encantar e têm lugar de destaque em qualquer enciclopédia de moda que se preze. 

Outro nome fundamental da moda no século XX Coco Chanel, trabalhou com Picasso, com os balés russos de Diaghilev, com Jean cocteau e tantos outros artistas.

MATISSE + SAINT-LAURENT: O estilista que mais prestou homenagens às artes plásticas certamente foi Yves Saint-Laurent. Estes vestidos são estampados com formas e coloridos típicos da obra de Henri Matisse. Os quadros La gerbe e L’escargot, ambos de 1953, estão aqui para provar.

Essa postura, que se firma ao longo do século XX, traduz uma visão da moda como arte e do grande costureiro (ou do criador de moda) como um verdadeiro artista de vanguarda.

VAN GOGH + SAINT-LAURENT: Os lírios e girassóis de Vincent Van Gogh, pintados no século 19, foram parar nestas jaquetas que Yves Saint-Laurent desenhou em 1988.

A relação Arte/Moda: Arte se mostra como uma fonte de criação para a moda. 

Um momento emblemático da influência das artes plásticas sobre a moda ocorreu em 1965, quando Yves Saint-Laurent lançou a coleção Mondrian. Para além de uma simples estampa, o geometrismo de Mondrian transformava-se em vestido.
WARHOL + UNGARO: Nos anos 90, Emanuel Ungaro criou para a Parallèle sua releitura das flores em cores saturadas de Andy Warhol.

Moda fonte de criação para a arte:

Artistas como Andy Wharol, Joseph Beuys ou Louise Bourgeois servem-se de elementos do universo vestimentário ou da roupa como suporte na criação de obras de arte.

WARHOL + HOYLE: Em 2008, a onipresente Marilyn Monroe de Andy Warhol se revelou por entre as dobras de um vestido plissado de Hannah Hoyle.

Wearable Art ou arte usável:

O artista concebe peças de roupa, acessórios, estampas, etc , como peças exclusivas, mas seu compromisso é com a criação artística, não com a moda.
BRAQUE + SAINT-LAURENT: Foram muitas as vezes em que Yves Saint-Laurent se rendeu aos pássaros coloridos .

Precisamos ser sempre nos mesmos - Pois assim seremos ainda mais admiráveis

No post de hoje, trago a vocês queridos leitores do ‘’Por Dentro da Moda’’, uma das dicas que considero de muita importância em nossas vidas de ‘’sermos sempre nos mesmos’’, mais hoje o post se resume basicamente nesta frase do músico ‘’Gordon Sumner’’.
Lembre-se de todas as dicas, conselhos, textos que escrevo aqui no blog, que temos que ser sempre nos mesmos. Em primeiro lugar, usar as roupas que gostamos, fazer as coisas que sentimos vontade, rir nas horas que acharmos necessário, ter nossas próprias preferências, fazer nossas escolhas.
Mais o mais importante de tudo isso não ficarmos muito preso em relação na opinião dos outros, se as pessoas vão gostar ou não.
Lembre - se, pois quem gosta de verdade de nos sempre estará do nosso lado e aceitando, respeitando o nosso jeito/modo de ser e de se divertir.

 Pensem e reflitam um pouco mais, com a frase abaixo:

‘’Seja você mesma, não importa o que os outros digam.’’ 

(Sting)

A Alta Costura - O artesanato de luxo que veste mulheres de elite

No post de hoje do ‘’Por Dentro da Moda’’ falo um pouco mais sobre a história da alta costura. Confiram um pouco mais sobre este conceito, o qual começou em Paris, onde a alta costura é considerada o berço. Com poucos modelos e regras em relação a seus requisitos, mais com toque de elegância e sofisticação. Espero que gostem!     

O conceito de alta-costura surgiu em meados do século XIX em Paris, na França, por iniciativa do inglês Charles Frederick Worth. Este costureiro modificou o conceito de moda a partir do momento em que começou a confeccionar coleções a seu gosto que depois apresentava às senhoras da sociedade. 
Até então, a norma era as clientes definirem previamente como desejavam a roupa. Worth inovou ao apresentar os modelos, cabendo às clientes a escolha apenas do tecido. Assim, Charles Worth impôs o seu ideal de beleza e elegância. A partir dessa altura, os alfaiates passaram a ser criadores de moda.
Durante a segunda metade do século XIX, a alta-costura impôs-se definitivamente no mundo da moda, dominando também no início do século XX, numa altura em que o estilista mais conceituado era o francês Paul Poiret.
Durante e após a Primeira Guerra Mundial, a francesa Coco Chanel assumiu-se como a referência máxima da alta-costura. Durante a década de 30 apareceram diversas casas dedicadas à alta-costura, entre as quais se destaca a também francesa de Christian Dior.
Nos anos 60, a importância da alta-costura começou a entrar em declínio, ao ser ultrapassada pelo pronto-a-vestir, um tipo de vestuário mais informal e mais acessível.
Atualmente, a alta-costura deixou de ser um fator económico com relevância na moda, representando em finais do século XX pouco mais de cinco por cento do total das vendas. 
No entanto, continua a deter muita força a nível publicitário, pois é através dos modelos de alta-costura que as casas de moda publicitam as suas propostas.
Uma roupa para ser considerada de alta costura tem que preencher os requisitos que estão nos estatutos da “Chambre Syndicale de la Couture Parisienne”  (Federação Francesa de Costura), que foi fundada em Paris no ano de 1885 com a finalidade de proteger a criação dos estilistas das cópias. Para pertencer a esse seleto grupo, mais conhecido como maisons, algumas normas devem ser observadas:

  •  A roupa tem que ser original e desenhada  por alguém da equipe fixa da casa;
  • Os moldes têm que ser feitos dentro do atelier;
  • Uma casa de alta costura não pode ter menos do que 20 funcionários especializados registrados;
  • A marca tem que apresentar, obrigatoriamente, duas coleções por ano;
  • A coleção não pode ter menos do que 75 modelos;
  • As roupas têm que ser apresentadas sobre, no mínimo, três modelos vivos (e não sobre cabides ou modelos de gesso) para mostrar que vestem bem tipos diferentes de pessoas;
  • As roupas devem ser feitas à mão;
  • As roupas têm que ser numeradas e só podem ser produzidas para clientes, sob medida;
  • A sede da maison precisa ter, ao menos, 5 andares e dispor de um espaço para desfile.
Segundo Durand, a Alta Costura é o artesanato de luxo que veste mulheres de elite. As clientes são geralmente esposas, filhas ou outras parentes de grandes homens de negócios, políticos ou membros das altas cúpulas do Estado. Em geral famílias socialmente mais ativas que mantém calendários mais repletos de festas, viagens, recepções e cerimônias. DURAND, (1989, 47). A Alta Costura começou a existir em países onde houve nobreza de tradição e vida de corte que costumava definir os termos de refinamento, de maneiras e de exclusividade social. A Alta Costura vestia também mulheres de alta burguesia que acabam se misturando a nobreza pelo casamento, frequentando os mesmos lugares e os mesmo s costureiros.”

Depois de tanto corre corre - O Blog do ''Por Dentro da Moda'', voltou com muitas novidades

Como todos sabem, tive que ficar afastada por algum tempo aqui do blog do ‘’Por Dentro da Moda’’ em escrever novas matérias para vocês. Devido toda a correria que tive para finalizar meu TCC junto com minha coleção e todos os detalhes que faltavam.
Mais agora estou voltando aos poucos, até que tudo se finalize pela faculdade. Dedicando-me ainda mais para escrever novas matérias para vocês. Sendo textos, resenhas, estilo, comportamento, tendências e tudo mais relacionados a moda...No mesmo estilo que sempre escrevi para todos vocês conferirem ainda mais e ficarem ainda mais ‘’Por Dentro da Moda’’. Mais uma vez me desculpo pela minha ausência neste tempo que fiquei no corre corre, mis espero que tenha vocês lendo minhas postagens as quais preparo sempre com todo meu amor e carinho. Afinal como todos sempre sabem gosto muito do que faço, com muita dedicação, dando sempre o melhor de mim.
Quem quiser pode estar enviando sugestões de assuntos para que possa estar publicando, faço este espaço do Blog e da Page especialmente para todos vocês. Beijus enormes no coração de cada um meus queridos leitores e seguidores, com toda minha gratidão.
Curtam a Fan Page do Blog e fiquem ainda mais ‘’Por Dentro da Moda’’