Bom como muitos sabem a ‘’Alta-Costura’’,
é considerada como um artesanato para a elite. Mais aqui no ‘’Por Dentro da
Moda’’, vocês poderão conhecer um pouco mais a respeito sobre este universo
fashion, o qual segue algumas regras e grandes estilistas, que são inseridos no
sindicato da alta-costura. Para não ficar muito cansativa a leitura, a postagem
será dividida em duas partes, com os principais tópicos. Espero que gostem e
possa esclarecer algumas dúvidas e até se aprofundarem um pouco mais.
Como
tudo começou na ‘’Alta-Costura’’:
O
conceito de alta-costura surgiu em meados do século XIX em Paris, na França,
por iniciativa do inglês Charles Frederick Worth. Este costureiro modificou o
conceito de moda a partir do momento em que começou a confeccionar coleções a
seu gosto que depois apresentava às senhoras da sociedade.
Até
então, a norma era as clientes definirem previamente como desejavam a roupa.
Worth inovou ao apresentar os modelos, cabendo às clientes a escolha apenas do
tecido. Assim, Charles Worth impôs o seu ideal de beleza e elegância. A partir
dessa altura, os alfaiates passaram a ser criadores de moda.
Durante
a segunda metade do século XIX, a alta-costura impôs-se definitivamente no
mundo da moda, dominando também no início do século XX, numa altura em que o
estilista mais conceituado era o francês Paul Poiret.
Durante
e após a Primeira Guerra Mundial, a francesa Coco Chanel assumiu-se como a
referência máxima da alta-costura.
Durante
a década de 30 apareceram diversas casas dedicadas à alta-costura, entre as
quais se destaca a também francesa de Christian Dior.
Nos
anos 60, a importância da alta-costura começou a entrar em declínio, ao ser
ultrapassada pelo pronto-a-vestir, um tipo de vestuário mais informal e mais
acessível.
Atualmente,
a alta-costura deixou de ser um fator econômico com
relevância na moda, representando em finais do século XX pouco mais de
cinco por cento do total das vendas.
No
entanto, continua a deter muita força a nível publicitário, pois é através dos
modelos de alta-costura que as casas de moda publicitam as suas propostas.
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