Galliera - O Museu da Moda de Paris


Perto do Trocadero, na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo, se encontra o Museu Galliera. Este palácio construído no século XIX abrita o Museu da Moda. O seu acervo não está exposto de forma permanente por causa da preservação das peças. Ele abre suas portas duas vezes por ano durante prestigiosas exposições temporárias. Faz parte da coleção deste museu roupas femininas e masculinas do século XVIII até hoje, além de departamentos dedicados aos chalés, sombrinhas, leques, sapatos, bolsas, rendas.
Accueil Paris.fr

Fundação:
O Museu Galliera foi fundado em 1895, mas somente no ano de 97 tornou-se um museu dedicado à moda. O acervo soma mais de 81 mil peças entre roupas, tecidos e acessórios compliados desde o século VXI. O Galliera fica em frente ao Museu de Arte Moderna, próximo à estação Iéna, na Avenue Pierre 1er de Serbie.
flickr 3476110972 image 450x338 Musée Galliera   Musée de la Mode de la Ville de Paris
Estilo:
O palacio Galliera, de estilo Renascentista foi construido no fim do século XIX por Leon Ginain.  Era o palácio da Duquesa de Galliera.Ele se transformou em Museu da Moda e do Vestuario em 1977. As coleções do Museu ilustram a historia das roupas dos cidadãos franceses desde o século XVII até hoje. Ele se enriquece regularente das doações das Casas de Costura. Essas coleções são presentes sob a forma de exposições temporarias.  
A forma como as pessoas se vestem e se comportam socialmente é material histórico importante para a compreensão das sociedades, e claro, para entender mais sobre a moda atual.

Exposições:
Para garantir a preservação das peças. Cada ano, apresenta duas exposições, sobre um tema específico ou um único costureiro, revelando parte de sua enorme coleção de roupas e acessórios a partir do século 18 até os dias atuais.   O museu está aberto apenas durante as exposições temporárias. 
O museu sempre faz exposições interessantes sobre a história da moda, estilistas, e homenagens a grandes ícones da moda. Atualmente está em cartaz uma mostra chamada “Louis Vuitton – Marc Jacobs: The Exhibition”. Até outubro também é possível ver a exibição “Comme des Garçons, White Drama” com as peças brancas verão 2012 da estilista Rei Kawakubo.
A forma como as pessoas se vestem e se comportam socialmente é material histórico importante para a compreensão das sociedades, e claro, para entender mais sobre a moda atual.
O museu esta fechado para reformas deis do ano passado e volta a funcionar só no próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário