Lino Villaventura - Um dos Primeiros Estilistas a Voltar os Olhos Para o Mercado Internacional

Nome:
Lino Villaventura é conhecido pelo trabalho minucioso com o tecido. Em uma mesma peça mistura bordados, nervuras e aplicações. “O Lino é um fazedor de sonhos. Ver uma coleção dele na passarela é ver um museu ao contrário. Você senta e as obras de arte vêm até você”, define a crítica de moda Mariza de Macedo-Soares.
O paraense que construiu a carreira no Ceará, onde morou boa parte da vida, foi um dos primeiros estilistas a se destacar no mercado internacional como um nome da moda brasileira. Participou, em 1996, do Morumbi Fashion, que originou a São Paulo Fashion Week, e até hoje é um dos nomes mais respeitados na moda nacional.
A Carreira:
Começou sua carreira em 1978 e em 1982 lança em Fortaleza a marca "Lino Villaventura" em parceria com Inez Villaventura. Já em 1987 participa de eventos e exposições nacionais e internacionais mostrando seu trabalho. Em 1996 participa do Morumbi Fashion, que depois viria a ser o São Paulo Fashion Week.
O estilista já vestiu mulheres importantes como Ruth Cardoso, Xuxa e Rita Lee.
Parceria Inez:
O estilista tem como parceira a mulher Inez Villaventura, produz as criações em uma fábrica própria. E vende em lojas Lino Villaventura de São Paulo e Fortaleza e em multimarcas de Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
Encomendas:
Também faz roupas sob encomenda. Apesar do público predominantemente feminino, veste homens também. As criações primam pela mistura de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.
LinoVillaventuranoSPFWInverno20106 thumb Lino Villaventura no SPFW Inverno 2010
Como Figurinista:
Outra faceta do trabalho do estilista é como figurista de cinema e teatro. Entre outros, fez os figurinos do filme Bocage, o Triunfo do Amor, e da peça teatral Dorotéia, uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.
Referencia Mundial:
Foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a "World Trade Fashion”.
Citação:
“Eu não escolhi a moda, ela que me escolheu”.
(Lino Villaventura)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário