Dia Nacional do Livro - A Paixão Pelos Livros e a Sua História


Hoje dia Nacional do livro, uma pequena homenagem a todos os leitores e os que amam os livros assim como eu. O Dia Nacional do Livro é comemorado no em 29 de Outubro, por que foi nessa data do ano de 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data foi escolhida esta data para comemorar o dia do livro aqui no Brasil. O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando Dom João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga

A leitura e os livros são muito importantes para o nosso conhecimento e principalmente para o nosso crescimento. Pois nos permite entrar em um mundo além do que conhecemos, ampliar nosso vocabulário, nossas ideias e saber coisas que já mais imaginaríamos que existiriam.

Pequena Reflexão:
‘’Eu poderia ter o mesmo pai, a mesma mãe, ter frequentado o mesmo colégio e tido os mesmos professores, e seria uma pessoa completamente diferente do que sou se não tivesse lido o que eu li. Foram os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como ser humano. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. Foram os livros que me deram vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as diferenças.’’
(Martha Medeiros)

Para Refletir - A Simplicidade que o Estilo se Resume

“O estilo resume-se simplesmente à descoberta de quem é e de quem quer ser no mundo. Espero que escolha ser fabulosa, audaz, divertida, inspirada e igual a si própria.”
(Nina Garcia)
Bella Pilar

A História que Celebrizou o Chanel Nº 5 - Uma Gota e Nada Mais


A Verdadeira História:
Coco Chanel, uma mulher sempre à frente do seu tempo , notou a falta de feminilidade no período pós-guerra. Por isso, ela pediu ao perfumista francês Enerst Beaux que criasse uma fragrância com “cheiro de mulher”. 
Ela encomendou seis amostras e foi justamente a de número cinco a escolhida. Sua fórmula é composta por notas de rosas, sândalo e uma quantidade de jasmin não existente em nenhum outro perfume.
Ele se tornou o cheiro oficial da butique em Paris e inúmeros mitos surgiram ao seu redor. A própria Coco dizia que o Chanel nº5 deveria ser passado “Onde a mulher desejasse ser beijada”.

O Lançamento:
Ocorreu em 5 de maio de 1921. Marilyn Monroe conferiu sucesso eterno ao perfume quando numa entrevista, em reposta à pergunta o que vestia para dormir, disse: ‘Apenas algumas gotas de Chanel Nº. 5’. Sensual, não? Desde então, toda mulher sonha com gotas de Chanel Nº. 5.
A diva e seu vidrinho: a melhor companhia para uma noite elegante de sono?  Já Marilyn Monroe polemizou ao dizer que dormia usando apenas algumas gotinhas de Chanel nº 5. Não é preciso dizer que enlouqueceu o imaginário masculino, não é? 
Não Parou Por Ai:

A estilista não só lançou a primeira fragrância com nome de uma grife, como também criou um perfume que por muitos anos foi considerado o mais caro do mundo. 
Inicialmente, o Chanel Nº 5 era dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel. Com o tempo, ele se tornou o cheiro oficial da loja, da marca e símbolo de status e bom gosto.
Com mais de 80 anos de história, o perfume nunca teve sua fórmula e embalagem alteradas. Até hoje, ele aparece dentro de um frasco art déco, incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1959.
Reconhecimento:
Devido às suas criações, Madame Chanel já era conhecida como inovadora e símbolo de elegância, mas foi com o perfume que ela realmente ganhou fama internacional e muito dinheiro.
A Mulher do Século XX:
Conforme Claudia Garcia, em A Mulher do Século XX ''Foi o seu perfume, o Chanel Nº 5 – tido como o mais vendido no mundo –, que a tornou milionária. 
O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: “Um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Dentro de um frasco art déco – que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 - O Chanel Nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.''
Abaixo segue um vídeo que conta um pouco mais detalhada a história do perfume, através da perfumaria e como a ideia de surgir este perfume de Chanel teve como iniciativa de querer deixar a mulher mais sensual com apenas uma gotinha do seu perfume e não parar apenas com o ‘’Chanel Nº 5’’ e sim fazer outros números para a coleção de perfumarias Chanel.

Movimento ''Outubro Rosa'' - Alcançou o Mundo de Forma Bonita Contra o Câncer de Mama




A História:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


Quem tem estilo, se cuida!
A grife Jorge Bischoff e suas lojas apoiam o Outubro Rosa com uma série de ações. A Loja Conceito da marca na Oscar Freire, em São Paulo, também recebe banho de luz rosa em adesão ao movimento.

Cartaz da Campanha:


As Cidades Enfeitadas:















Para mais informações acessem o site oficial do Outubro Rosa - www.pink-october.org, para ficar informado dos eventos que estão acontecendo durante o mês da campanha.

A História de Sucesso do ''Bon Marché'' - A Primeira Loja de Departamento de Paris


A História:
Em 1852, Aristide Boucicaut revolucionou o comércio francês com a inauguração da primeira loja de departamento do país, quando transformou uma pequena butique que ficava às margens do Rio Sena em um grande centro de vendas da Cidade Luz.
Ao lado do arquiteto Louis-Charles Boileau e do engenheiro Gustave Eifel, que ainda não tinha projetado a famosa torre que leva seu nome, criaram o lugar que desde então acompanha assiduamente a vida cotidiana dos parisienses, com a elegância e o estilo que lhes caem como uma luva. Com uma seleção de objetos de design, elementos de gastronomia, artigos de beleza e o que havia de melhor na moda, Boucicaut conseguiu reunir as francesas e, por que não, os franceses que não queriam mais andar pela cidade em busca de suas compras e, no novo local projetado pela dupla Boileau-Eifel, podiam experimentar, comprar ou apenas olhar as maravilhas e novidades do século.








Entre outras inovações para a época, o casal Boucicaut criou o mês do branco, no qual aconteciam liquidações para esvaziar os estoques, o envio de catálogos para clientes do interior e até amostras, com um sistema de entrega criado por eles. Em suas propagandas, artistas, desenhistas e cartunistas idealizavam cartões-postais, cartazes e agendas, que serviam como anúncios publicitários. Com a mudança da sociedade, o Bon Marché precisou se adaptar aos novos ventos e, para isso, a loja foi comprada, em 1984, pelo grupo LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo, dona de marcas como Louis Vuitton e Givenchy, tornando o charme francês conhecido mundialmente.
Passeio Guiado:
Um tour completo pela loja, que tem quase mil metros quadrados, leva uma hora. Isso se você conseguir não parar para comprar nada.
Sem Fila:
Os dias preferidos de turistas para visitar Le Bon Marché são segunda, terça e quinta-feira. Se quiser fugir das multidões, evite as datas e opte por quarta e sexta-feira ou pelo fim de semana.
Procura Certa:
Marcas que não possuem muitos pontos de venda, como Shu Uemura, Bobbi Brown, Tom Ford Beauty e Crème de la Mer, também podem ser encontradas lá.
Fim de Ano:
Devido às festas, os meses de novembro e dezembro correspondem a 40% das vendas do Bon Marché.
Exclusividade:
Algumas marcas de moda são vendidas, na França, apenas no Bon Marché, como Lucas Nascimento, La Prestic Ouiston, Charlotte Olympia e a linha underwear de Roberto Cavalli. As marcas de beleza Ren, Miller Harris e Byredo também são exclusivas da loja de departamento.

As Homenagens:
Deis de 8 de setembro, uma série de 10 ilustrações  de Marjane Satrapi, que fez o desenho animado « Persepolis“, se transformarão em vitrines, colocando Deneuve nas mais inusitadas cenas.  A loja inteira está decorada, inclusive a famosa Grande Épicerie, e cerca de 300 marcas estarão propondo coleções editadas exclusivamente para a ocasião com roupas, objetos de decoração, acessórios de moda… todos no espírito “Rive Gauche”. Além disso, duas exposições contam a história do Bon Marché  “160 anos de Inovações, Aristide e Marguerite Boucicaut”   “160 anos de Evoluções: um ano no Bon Marché 1852-2012”. Uma viagem no tempo com todo o acervo: cartazes, agendas, anúncios, catálogos, cartões postais para colecionar. E o documentário que conta a história da loja, esta sendo exibido no cinema local junto com outros filmes de sucesso da história do Bon Marché.
O Documentário:
Recentemente foi feito um documentário contando a historia do Bon Marché e de como sua inauguração mudou os costumes da época. Confiram:

E este outro vídeo mostra a série de cartazes que conta a história da loja e muitas curiosidades sobre ela, que vale a pena conferir também.

Para mais informações é só acessar o site oficia da loja e lá tem todas as informações necessárias:  http://www.lebonmarche.com
Fontes de Referencia: ‘’Revista Elle Magazine’’, ‘’Moda Spot.Com’’ e ‘’Paris Rive Droite & Rive Gauche’’  

Feliz Dia das Crianças - A Fase Mais Doce da Vida

Ser Criança . . .
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança .
(Autor Desconhecido)


Este é uma pequena homenagem que ofereço para o Dia das Crianças e que nunca ninguém se esqueça da criança que cada um tem guardada dentro de si. O ‘’Por Dentro da Moda’’ – By Marina C. T. a todas as crianças, seja ela a criança no tamanho, nos sonhos, na fantasia ou na imaginação. Que sua criança interior já mais morra dentro de você e que vocês continuem sendo sempre estas pessoas especiais e queridas. A todas as crianças meu beijo e meu carinho especial. Que Deus as proteja sempre e as guardem como verdadeiros anjos iluminados. Pois criança é tudo de bom e a coisa mais fofa e meiga do mundo. E hoje como dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil rogai por nos e proteger sempre, guiando para o caminho de luz sempre. Amém. 
















‘’ Quando eu crescer eu vou ficar criança.’’
(Manoel de Barros)