Hoje dia Nacional do
livro, uma pequena homenagem a todos os leitores e os que amam os livros assim
como eu. O Dia Nacional do Livro é comemorado no
em 29 de
Outubro, por que foi nessa data do ano de 1810, que a Real Biblioteca
Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada
a Biblioteca
Nacional e esta data foi escolhida esta data para comemorar o dia do
livro aqui no Brasil. O Brasil
passou a editar livros a partir de 1808 quando Dom João VI fundou a Imprensa
Régia e o primeiro livro editado foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio
Gonzaga.
A leitura
e os livros
são muito importantes para o nosso conhecimento e principalmente para o nosso
crescimento. Pois nos permite entrar em um mundo além do que conhecemos,
ampliar nosso vocabulário, nossas ideias e saber coisas que já mais imaginaríamos
que existiriam.
Pequena Reflexão:
‘’Eu poderia ter o
mesmo pai, a mesma mãe, ter frequentado o mesmo colégio e tido os mesmos
professores, e seria uma pessoa completamente diferente do que sou se não
tivesse lido o que eu li. Foram os livros que me deram consciência da amplitude
dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como ser humano. Foram os
livros que destruíram um a um meus preconceitos. Foram os livros que me deram
vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as
diferenças.’’
“O estilo resume-se simplesmente à
descoberta de quem é e de quem quer ser no mundo. Espero que escolha ser
fabulosa, audaz, divertida, inspirada e igual a si própria.”
Coco Chanel, uma mulher sempre à
frente do seu tempo , notou a falta de feminilidade no período pós-guerra. Por
isso, ela pediu ao perfumista francês Enerst Beaux que criasse uma fragrância
com “cheiro de mulher”.
Ela encomendou seis amostras e foi justamente a de
número cinco a escolhida. Sua fórmula é composta por notas de rosas, sândalo e
uma quantidade de jasmin não existente em nenhum outro perfume.
Ele se tornou o cheiro oficial
da butique em Paris e inúmeros mitos surgiram ao seu redor. A própria Coco
dizia que o Chanel nº5 deveria ser passado “Onde a mulher desejasse ser beijada”.
O Lançamento:
Ocorreu em 5 de maio de 1921.
Marilyn Monroe conferiu sucesso eterno ao perfume quando numa entrevista, em
reposta à pergunta o que vestia para dormir, disse: ‘Apenas algumas gotas de
Chanel Nº. 5’. Sensual, não? Desde então, toda mulher sonha com gotas de Chanel
Nº. 5.
A diva e seu vidrinho: a melhor
companhia para uma noite elegante de sono? Já Marilyn Monroe polemizou ao
dizer que dormia usando apenas algumas gotinhas de Chanel nº 5. Não é preciso
dizer que enlouqueceu o imaginário masculino, não é?
Não Parou Por Ai:
A estilista não só lançou a
primeira fragrância com nome de uma grife, como também criou um perfume que por
muitos anos foi considerado o mais caro do mundo.
Inicialmente, o Chanel Nº 5 era
dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel. Com o tempo,
ele se tornou o cheiro oficial da loja, da marca e símbolo de status e bom
gosto.
Com mais de 80 anos de história,
o perfume nunca teve sua fórmula e embalagem alteradas. Até hoje, ele aparece
dentro de um frasco art déco, incorporado à coleção permanente do Museu de Arte
Moderna de Nova York, em 1959.
Reconhecimento:
Devido às suas criações, Madame
Chanel já era conhecida como inovadora e símbolo de elegância, mas foi com o
perfume que ela realmente ganhou fama internacional e muito dinheiro.
A Mulher do Século XX:
Conforme Claudia Garcia, em A
Mulher do Século XX ''Foi o seu perfume, o Chanel Nº 5 – tido como o mais
vendido no mundo –, que a tornou milionária.
O perfume foi criado em 1921 por
Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: “Um perfume de mulher
com cheiro de mulher”. Dentro de um frasco art déco – que foi incorporado à
coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 - O Chanel Nº
5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.''
Abaixo segue um vídeo que conta
um pouco mais detalhada a história do perfume, através da perfumaria e como a ideia
de surgir este perfume de Chanel teve como iniciativa de querer deixar a mulher
mais sensual com apenas uma gotinha do seu perfume e não parar apenas com o ‘’Chanel
Nº 5’’ e sim fazer outros números para a coleção de perfumarias Chanel.
O movimento popular
internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O
nome remete à cor
do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e
estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos
Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer
de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do
Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de
prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa
remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado
pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da
primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então,
promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades
de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e
fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro
Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo
diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se
enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos,
depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes
(de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
A ação de iluminar de rosa
monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e
não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira
iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa
tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que,
principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas
adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o
mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em
torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma
importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer
lugar no mundo.
Quem tem estilo, se cuida!
A grife Jorge Bischoff e suas
lojas apoiam o Outubro Rosa com uma série de ações. A Loja Conceito da marca na
Oscar Freire, em São Paulo, também recebe banho de luz rosa em adesão ao
movimento.
Cartaz da Campanha:
As Cidades Enfeitadas:
Para mais informações acessem o
site oficial do Outubro Rosa - www.pink-october.org,
para ficar informado dos eventos que estão acontecendo durante o mês da
campanha.
Em 1852,
Aristide Boucicaut revolucionou o comércio francês com a inauguração da
primeira loja de departamento do país, quando transformou uma pequena butique
que ficava às margens do Rio Sena em um grande centro de vendas da Cidade Luz.
Ao lado do arquiteto Louis-Charles Boileau e do engenheiro Gustave Eifel, que
ainda não tinha projetado a famosa torre que leva seu nome, criaram o lugar que
desde então acompanha assiduamente a vida cotidiana dos parisienses, com a
elegância e o estilo que lhes caem como uma luva. Com uma seleção de objetos de
design, elementos de gastronomia, artigos de beleza e o que havia de melhor na
moda, Boucicaut conseguiu reunir as francesas e, por que não, os franceses que
não queriam mais andar pela cidade em busca de suas compras e, no novo local
projetado pela dupla Boileau-Eifel, podiam experimentar, comprar ou apenas olhar
as maravilhas e novidades do século.
Entre outras
inovações para a época, o casal Boucicaut criou omês do branco, no qual aconteciam liquidações para esvaziar os
estoques, o envio de catálogos para clientes do interior e até amostras, com um
sistema de entrega criado por eles. Em suas propagandas, artistas, desenhistas
e cartunistas idealizavam cartões-postais, cartazes e agendas, que serviam como
anúncios publicitários. Com a mudança da sociedade, o Bon Marché precisou se
adaptar aos novos ventos e, para isso, a loja foi comprada, em 1984, pelo grupo
LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo, dona de marcas como
Louis Vuitton e Givenchy, tornando o charme francês conhecido mundialmente.
Passeio
Guiado:
Um tour
completo pela loja, que tem quase mil metros quadrados, leva uma hora. Isso se
você conseguir não parar para comprar nada.
Sem
Fila:
Os dias
preferidos de turistas para visitar Le Bon Marché são segunda, terça e
quinta-feira. Se quiser fugir das multidões, evite as datas e opte por quarta e
sexta-feira ou pelo fim de semana.
Procura
Certa:
Marcas que
não possuem muitos pontos de venda, como Shu Uemura, Bobbi Brown, Tom Ford
Beauty e Crème de la Mer, também podem ser encontradas lá.
Fim
de Ano:
Devido às
festas, os meses de novembro e dezembro correspondem a 40% das vendas do Bon
Marché.
Exclusividade:
Algumas
marcas de moda são vendidas, na França, apenas no Bon Marché, como Lucas
Nascimento, La Prestic Ouiston, Charlotte Olympia e a linha underwear de
Roberto Cavalli. As marcas de beleza Ren, Miller Harris e Byredo também são
exclusivas da loja de departamento.
As Homenagens:
Deis de 8 de setembro, uma série de 10 ilustrações de Marjane Satrapi, que fez o desenho animado « Persepolis“, se transformarão em vitrines, colocando Deneuve nas mais inusitadas cenas. A loja inteira está decorada, inclusive a famosa Grande Épicerie, e cerca de 300 marcas estarão propondo coleções editadas exclusivamente para a ocasião com roupas, objetos de decoração, acessórios de moda… todos no espírito “Rive Gauche”. Além disso, duas exposições contam a história do Bon Marché “160 anos de Inovações, Aristide e Marguerite Boucicaut” e “160 anos de Evoluções: um ano no Bon Marché 1852-2012”. Uma viagem no tempo com todo o acervo: cartazes, agendas, anúncios, catálogos, cartões postais para colecionar. E o documentário que conta a história da loja, esta sendo exibido no cinema local junto com outros filmes de sucesso da história do Bon Marché.
O
Documentário:
Recentemente foi feito um documentário contando a historia do Bon Marché e de como sua inauguração mudou os costumes da época. Confiram:
E este outro
vídeo mostra a série de cartazes que conta a história da loja e muitas curiosidades sobre ela, que vale a pena conferir também.
Para
mais informações é só acessar o site oficia da loja e lá tem todas as informações necessárias: http://www.lebonmarche.com
Fontes
de Referencia: ‘’Revista Elle Magazine’’, ‘’Moda Spot.Com’’ e ‘’Paris Rive
Droite & Rive Gauche’’
Ser criança é achar
que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer
algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é
acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e
não ver o perigo.
Ser criança é sorrir
e fazer sorrir.
Ser criança é chorar
sem saber por que.
Ser criança é se esconder
para nos preocupar.
Ser criança é pedir
com os olhos.
Ser criança é
derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e
muito mais.
É nos ensinar que a
vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil
com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança
só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que,
para sermos felizes,
Basta apenas olharmos
para uma criança .
(Autor
Desconhecido)
Este é uma pequena
homenagem que ofereço para o Dia das Crianças e que nunca ninguém se esqueça da
criança que cada um tem guardada dentro de si. O ‘’Por Dentro da Moda’’ – By
Marina C. T. a todas as crianças, seja ela a criança no tamanho, nos sonhos, na
fantasia ou na imaginação. Que sua criança interior já mais morra dentro de
você e que vocês continuem sendo sempre estas pessoas especiais e queridas. A todas
as crianças meu beijo e meu carinho especial. Que Deus as proteja sempre e as guardem
como verdadeiros anjos iluminados. Pois criança é tudo de bom
e a coisa mais fofa e meiga do mundo. E hoje como dia de Nossa Senhora da
Conceição Aparecida, padroeira do Brasil rogai por nos e proteger sempre, guiando
para o caminho de luz sempre. Amém.