É um dos períodos que eu mais gosto de falar, uma época de muito glamour nas roupas, ousadia, pelo uso de armações. Este período ganha este nome, devido a Rainha Vitória, que era monarca no Reino Unido que hoje é a a atual Inglaterra.
Rainha Vitória:
Um dos retratos mais famosos da Rainha Vitória. |
A rainha Vitória reinou na Inglaterra por sessenta e quatro anos (1837-1901), seu governo ficou conhecido como a “Era Vitoriana”, período de grande ascensão da burguesia industrial.
Bibliografia:
Sempre elegante, a Rainha Vitoria do ''Reino Unido'' onde hoje é a atual ''Inglaterra'', que não perdeu ainda o poder monarca. |
Vitória era amante das letras, estudou geografia, história, falava fluentemente além do inglês, o francês e o alemão, também tocava piano; podemos dizer que a rainha Vitória era uma erudita apreciadora de artes, aliás, desempenhou a prática da pintura até seus setenta anos.
Dessa forma, os últimos trinta anos da “Era Vitoriana” foram marcados pelo Imperialismo e Neocolonialismo britânico, as potências industriais europeias (Inglaterra, França, Alemanha) submeteram, dominaram e exploraram os continentes asiático e africano. Durante o seu reinado aconteceram alguns conflitos, como a Guerra da Crimeia (1853-1856) e a guerra dos Boers na África do Sul (1899-1901).
Além das atribulações políticas, a rainha Vitória desempenhou uma série de atribuições sociais, como a Abolição da Escravidão no Império Britânico (1838), reduziu a jornada de trabalho dos trabalhadores da indústria têxtil para dez horas (1847), instalou o “Third Reform Act”- direito ao voto de todos os trabalhadores (1884).
No ano de 1901, a rainha Vitória faleceu, deixando um grande legado para a Inglaterra: a expansão territorial doimpério britânico e o fortalecimento da indústria inglesa e da burguesia industrial. (Segundo o Site: Brasil Escola)
A Moda Vitoriana:
A influência da rainha Vitória foi marcante. Ela foi a referência durante todo seu reinado, até mesmo em seu período de luto, após a morte de seu esposo, o príncipe Albert. |
Vitorianos considerava a "ampulheta" a melhor forma para lisonjear a forma feminina e as mulheres usavam espartilhos restritivos para alcançar esse ideal.
Ainda nesse século, após a rainha ter se casado, as cores e estampas das roupas se tornaram mais sóbrias e escuras, como que para demonstrar um aspecto mais sério da soberana.
Algumas mulheres mudaram da anágua em forma de sino, que enchia toda a saia, por uma que fazia a parte da frente do vestido ficar reta e enchia somente a parte de trás.
Ainda nesse século, após a rainha ter se casado, as cores e estampas das roupas se tornaram mais sóbrias e escuras, como que para demonstrar um aspecto mais sério da soberana.
Algumas mulheres mudaram da anágua em forma de sino, que enchia toda a saia, por uma que fazia a parte da frente do vestido ficar reta e enchia somente a parte de trás.
O ideal feminino que passa a ser seguido é:
- A crinolina, com muitas
anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos;
- O espartilho, evoluído do
corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformá-la;
- As mangas extremamente
justas e compridas, enfatizando os ombros caídos;
- Cabelos cacheados;
- Xales e chapéu
grandes decorados eram os acessórios preferidos;
- Maquiagem pálida com boca e
olhos extremamente marcados;
O perfil da mulher da Época Vitoriana:
Foi dada a condição de ser frágil, puro, tímida, inocente e sensível. Qualquer característica que fosse de encontro a essas características era considerado vulgar. Por isso as roupas eram criadas para evidenciar esse perfil.
O vestuário masculino tornava-se cada vez mais sóbrio:
Os trajes masculinos eram sempre, acompanhados de cores escuras, cartola e vários acessórios. |
- Traje de alfaiataria clássica (fraque, casaca, colete e
calça);
- Sapatos bicolores;
- A cartola;
- Barba grande e bigode ;
- Bengala, guarda-chuva e lenço;
adoro esa epoca
ResponderExcluir