A estilista que libertou os espartilhos - Madeleine Vionnet

Definida como a "arquiteta entre costureiras", ela treinou em Londres com Kate Reilly, fornecedor da família real britânica e regressou à França, onde trabalhou com os Soeurs Callot famosos e mais tarde com Jacques Doucet. Ela fundou sua casa de moda em 1912, sendo obrigado a fechá-la apenas dois anos mais tarde devido ao início da Primeira Guerra Mundial. 
bridal,dress,wedding,portland,oregon,jewelry
Ela se tornou um enorme sucesso nos anos vinte, um sucesso que culminou em 1923, quando ela abriu os novas instalações na Avenida Montaigne, referido, na época, como o "Templo da Moda", um espetacular espaço-atelier-boutique, o resultado de colaboração entre o arquiteto, Ferdinand Chanut, o decorador, George de Feure eo escultor de cristal, René Lalique.
Ela fundou sua maison em Paris, em 1912, impressionando o mundo da alta costura com sua abordagem totalmente inovadora, suas habilidades e indumentárias o equilíbrio perfeito entre a experimentação e a elegância.  
madeleine,vionnet,dress,france,wedding,museum
Foi a primeira a utilizar o corte em viés para criar roupa. Até então esta técnica só tinha sido usada para fazer golas. Desenvolvia as suas criações num pequeno manequim de madeira, criando os cortes mais requintados a partir de formas básicas como quadrados e triângulos. 
Ela liberou o corpo de estadias e espartilhos, tornando personalidades das mulheres, seu bem-estar e os seus sonhos do centro da moda. Inspirando-se a arte grega, ela criou roupas que se apegavam à forma do corpo, com uma fluidez que ecoaram os seus movimentos, na convicção de que vestidos deve assumir a personalidade da pessoa usá-las.
madeleine,vionnet,wedding,dress,bridal,jewelry,portland,oregon

Frase de inspiração da estilista:
"Quando uma mulher sorri, então o vestido deve sorrir também".
(Madeleine Vionnet)

3 comentários: