Jacqueline Kennedy - A primeira dama considerada um ícone de estilo

[jk[7].jpg]
Sua Vida:
Jacqueline Kennedy Onassis nasceu Jacqueline Lee Bouvier em 28 de julho de 1929, em Southampton, Nova York. Ela se casou com John F. Kennedy em 1953. Quando ela se tornou primeira-dama em 1961, trabalhou para restaurar a Casa Branca para a sua elegância original e para proteger os seus haveres. Depois do assassinato de JFK, em 1963, ela se mudou para New York City. Casou-se com Aristóteles Onassis , em 1968. Ela morreu de câncer em 1994.
Principal Projeto:
O principal projeto de Jacqueline Kennedy foi à restauração da Casa Branca. Com a ajuda da decoradora Sister Parish, Jacqueline transformou os quartos destinados à família presidencial em quartos agradáveis e convenientes para vida em família e construiu uma cozinha e quartos para suas crianças. 
Ela estabeleceu um Comitê de Artes para supervisionar e financiar o processo de restauração e contratou o especialista em móveis norte-americano Henry du Pont e o designer de interiores francês Stephane Boudin para aconselhar o processo. Jackie criou um projeto de lei, aprovado pelo Congresso, que estabelecia que as mobílias da Casa Branca seriam propriedade da Instituição Smithsonian, para acabar com as reivindicações dos móveis de ex-presidentes. Ela escreveu pessoalmente cartas para pessoas que possuíam peças históricas, pedindo para que fossem doadas à Casa Branca. 
Em 14 de Fevereiro de 1962, a Sra. Kennedy apresentou os resultados de seu trabalho à televisão norte-americana em um tour pela Casa Branca com o jornalista Charles Collingwood da CBS.

Sua Elegância:
Jackie eternizou sua elegância com característico look que incluía tailleur, chapéu, colar de pérolas e grandes óculos. Casada com o presidente John F. Kennedy de 1953 até seu assassinato público em 1963, ela inovou o guarda-roupa da Casa Branca ao contratar Oleg Cassini como estilista pessoal. As peças de Cassini dividiam o vestuário da primeira dama com peças de importantes maisons como Dior e, especialmente, Chanel, compondo o visual desejado e copiado por mulheres pelo mundo.
A sra. Kennedy planejou numerosos eventos sociais que trouxeram o casal presidencial ao foco cultural da Nação. A apreciação pela arte, pela música e pela cultura marcou uma nova etapa na história norte-americana. 
A destreza de Jackie em entretenimento deu aos eventos da Casa Branca a reputação de serem mágicos. Por exemplo, ela orquestrou um jantar em Mount Vernon em honra ao presidente Ayub Khan, a quem o presidente Kennedy queria homenagear por seu papel na ajuda aos Estados Unidos numa recente crise. Ela baniu mesas longas no salão de jantar e proporcionou oito grandes mesas redondas. Jackie também é lembrada como uma boa companhia. Inúmeras vezes foi vestida pela estilista venezuelana Carolina Herrera.

Alvo Maior:
Cinco anos após a morte de Kennedy, Jacqueline casou-se com o magnata grego Aristotle Onassis, tornando-se um alvo ainda maior de papparazzi e ampliando seu status de musa pop. 

Refletindo:
 ‘’Quando você se escrito sobre um monte, você só pensa nisso como um pequeno dos desenhos animados que percorre no fundo da nossa vida - mas que não tem muito a ver com sua vida.’’
(Jacqueline Kennedy)

2 comentários:

  1. Ammm... essa última é a irmã dela, Lee Bouvier. Quanto à frase, é preciso ter muito cuidado com as supostas frases da Jackie, são muito poucas as entrevistas dadas por ela (depois do presidente Kennedy morrer dão pra contar pelos dedos de uma mão) e sendo uma mulher tão privada duvido que ela andasse espalhando frases feitas pelo mundo.

    ResponderExcluir