Melissa o design que ultrapassa forma e conteúdo chegando à
verdadeira mensagem que quer transmitir: a do plástico como opção. Para
MELISSA, a tecnologia está a serviço das emoções humanas.
Ela acredita que, com
novas técnicas, dá-se um passo à frente para enxergar novos caminhos. Mas isso
não sem se abastecer de inspirações. É do mundo das artes plásticas, da
arquitetura, da música, da fotografia e de tantos outros mundos que ela absorve
influências para se recriar em novas versões de si mesma.
E é do Brasil, país
de misturas culturais e tentativas criativas, cujo povo vive eternamente de
projetos e alternativas ao lugar-comum, que ela herdou sua grande
característica: a de ser multidisciplinar.
Afinal, MELISSA é o que cada um acha
dela. É feminina, sexy, pop, original, refinada, curiosa, inusitada, lúdica,
otimista, bem-humorada, sedutora, indecente e inocente.
A
história:
A sandália MELISSA
nasceu em 1979 introduzida no mercado pela empresa gaúcha Grendene, fundada em
1971 na cidade de Farroupilha, que inicialmente fabricava embalagens plásticas
para garrafões de vinho.
O sucesso foi imediato, chegando a vender nos
primeiros 60 dias aproximadamente 200 mil pares e atingindo vendas de 25
milhões de unidades em um único ano. Em 1982, a releitura do modelo ARANHA, na
versão ROCK, que ao invés da fivela trazia um cordão para amarrar no tornozelo,
fez um enorme sucesso.
A marca tanto tirou proveito quanto foi uma das grandes responsáveis pelo fato de o plástico ter se tornado, com o tempo, um item de maior valor agregado na transformação da moda - e principalmente, nos acessórios que a compõem.
A marca tanto tirou proveito quanto foi uma das grandes responsáveis pelo fato de o plástico ter se tornado, com o tempo, um item de maior valor agregado na transformação da moda - e principalmente, nos acessórios que a compõem.
O lançamento da marca adotou como base à criação de
calçados diferenciados, inspirados nas tendências de moda de grandes centros
como Paris e Nova York.
A marca foi pioneira
em fazer merchandising na televisão brasileira, isto ocorreu na novela Dancing
Days a partir dos pés de Júlia, personagem de Sônia Braga. No ano de 1983, com
modelos assinados por grandes estilistas internacionais - como Thierry Mugler,
Jean Paul Gaultier, Jacqueline Jacobson (da marca Dorothée Bis) e Elisabeth
Seneville - as sandálias MELISSA já ultrapassavam fronteiras, indo parar nas
vitrines das mais famosas lojas do mundo.
Em outubro, esses estilistas desfilam
suas coleções de primavera-verão em São Paulo. Nos pés, as modelos calçam a
MELISSA criada por cada um. A partir daí, a Grendene começou a reforçar seus
próprios modelos de MELISSA, atuando no lançamento de coleções a cada estação
para firmar o produto no mercado.
O sucesso foi tanto
que a sandália ganhou uma versão infantil, a MELISSINHA, em 1984. Desde então,
a linha Kids da empresa não parou mais de crescer. A aposta é abusar dos
licenciamentos, como Barbie, Hot Wheels e Disney, utilizando em boa parte o
apelo emocional e lúdico dos calçados com acessórios, que expressem o universo
infantil.
Após um período de estagnação, em 1994 as sandálias foram relançadas.
No período de 1994 à 1998, a marca buscou um novo posicionamento no mercado,
utilizando até a famosa modelo Claudia Schiffer para campanha promocional em
revistas e televisão, e no início dos anos 2000 a MELISSA voltou a crescer,
ganhando novamente bastante destaque no mundo da moda.
Há alguns anos, a
marca, que redescobriu sua vocação fashion, passou a investir em parcerias com
profissionais de várias áreas, como o estilista Alexandre Herchcovitch (um dos
brasileiros mais renomados dentro e fora do Brasil), os designers Fernando e
Humberto Campana e o badalado estilista inglês Judy Blame, famoso por seus
editoriais para a revista ID e pelo visual de famosos como Boy George e Björk.
A marca vem ganhando espaços expressivos em editoriais de publicações internacionais.
Em 2007, a marca mereceu destaque no jornal The Washington Post, apelidando a
MELISSA de “Brazilian Jelly Giant”.
Em 2008 foi a vez do renomado International
Herald Tribune, na página da poderosa editora Suzy Menkes, dedicar meia página
à MELISSA e dizer que os sapatos de plástico ditam estilo. Foi neste mesmo que
a marca lançou sua primeira campanha internacional com anúncios em revistas e
um site exclusivo para esse mercado.
Em 2009 para
comemorar seus 30 anos de sucesso, a marca que já criou mais de 500 diferentes
modelos, fabricou mais de 60 milhões de pares, exportou outros 20 milhões para
mais de 80 países, lançou, no início de dezembro, um perfume que leva o nome
das sandálias que ganharam o mundo.
O novo produto da marca já prometia
encantar pela embalagem: vinha em um frasco delicado e com a tampa em forma de
laço. E a fragrância lembrava o tradicional cheirinho de MELISSA, com toques
modernos. Criado pela casa Givaudan, responsável por perfumes que são sucessos
mundiais, como Angel, Armani Code for Him, entre outros, o perfume MELISSA foi
a primeira fragrância lançada pela marca.
Um dos produtos mais
desejados do país, desde sua criação, de bolsas a acessórios até os calçados,
produto principal e o mais vendido, desperta nas pessoas que a consomem valores
que vão muito além de sua concepção.
Pois para a MELISSA seu consumidor
vivencia experiências desde as sensoriais, com o inconfundível “cheirinho
Melissa” que por sinal é a única empresa de calçados no mundo que possui cheiro
em seus produtos, até as emocionais, ligadas à auto-estima, atitudes e memória
afetiva.
Foi assim que a marca MELISSA se tornou a celebração e a
democratização do design, sendo reconhecida em todo o mundo pelo seu trabalho
inovador com o plástico, buscando, lançando e recriando tendência.
ADORO MELISSA E PRONTO...TENHO E ATE HOJE A USO...SEM RECEIO DE SER BREGA...É CONFORTÁVEL..FICA BEM COM TUDO...TENHO 55ANOS E NAO ME DESFAÇO DAS MINHAS MELISSAS
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