Carolina Herrera - Nome imediatamente associado ao Mundo Fashion



A Vida:
Nasceu em Caracas capital da Venezuela, no dia 8 de janeiro de 1939, e foi batizada como Maria Carolina Josefina Pacanins y Nino Herrera. Hoje ela tem residência fixa nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, onde mora desde 1981. Ao longo dos anos 70 e 80, Carolina Herrera se tornou a mais perfeita tradução da mulher requintada, fina e bem-vestida. Posteriormente ela se transformou em uma das melhores estilistas da atualidade.
Mãe de quatro filhas (Mercedes, Ana, Carolina e Patricia) e dedicada dona de casa, Carolina sempre esteve entre as mulheres mais elegantes e bem vestidas, mas foi tardiamente que descobriu desenvoltura e talento como estilista.
Seu Nome:
O nome Carolina Herrera é imediatamente associado ao mundo fashion e também ao universo das fragrâncias. Seu poder empresarial que se desenvolveu vertiginosamente, sem jamais vacilar. A grife instituída por esta dama da moda, sediada em Nova York, tornou-se uma das mais veneradas entre os integrantes deste universo. Em sua coleção destacam-se os vestidos criados exclusivamente para as noivas.
No Universo Fashion:
A estilista ingressou no universo fashion aos 40 anos, quando foi convidada por uma amiga, que na verdade era a editora de um significativo veículo de moda dos EUA, para criar alguns vestidos. Carolina estreou então nas passarelas, em abril de 1981, quando ela lançou sua primeira linha prêt-à-porter   confeccionada com justaposição de tecidos distintos oferecidos nos mais diversos tamanhos.
A partir daí ela seduziu a elite feminina, a qual incluía nomes como o de Jacqueline Kennedy Onassis, que vestiu sua filha Caroline com um dos vestidos de noiva de Carolina. Ela continuou a trajar as criações desta estilista por pelo menos 12 anos. Não lhe faltaram outras clientes importantes por todo o mundo.
Construção da Marca:
Carolina Herrera começou a construir o seu império em 1981 quando lançou a sua grife, que cresceu rapidamente, tornando-a uma das estilistas mais importantes do mundo da moda. No ano de 2008, comemorou os 20 de sucesso do seu primeiro perfume e ainda ganhou do Conselho de Estilistas da América o disputado prêmio Geoffrey Beene em homenagem a sua badalada marca.
Diversificação:
Atualmente Carolina diversificou seus produtos, oferecendo não só roupas e acessórios para homens e mulheres, mas também perfumes respeitados em todo o mercado, setor no qual ela ingressou em 1988. Sua indumentária segue pela vertente clássica e é inspirada pelas mais variadas inclinações do mundo da moda.
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O Ano Significativo:
Em 2008 foi um ano significativo em sua carreira. Ao mesmo tempo ela festejou em São Paulo a trajetória de 20 anos no ramo das fragrâncias, e conquistou o prêmio Geoffrey Beene pela totalidade de sua criação, concedido pelo Conselho de Estilistas da América. Sua filha e herdeira, que tem o nome da mãe, atua ao lado dela na produção de perfumes.
Conquista no Brasil:
Só com as fragrâncias Carolina já conquistou, no Brasil, R$ 20 milhões. Mas a estilista nutre a mesma paixão por seus trajes, na criação dos quais ela ainda atua em todas as etapas, do projeto no papel à escolha das cores. Ela considera importante completar o uso de sua indumentária com os perfumes, mesmo porque as mulheres que não têm acesso as suas roupas podem pelo menos adquirir uma fragrância.
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Refletindo:
‘‘Você não precisa de dinheiro para ser elegante porque isso vem de dentro.”
(Carolina Herrera)
 

Edith Head - A Figurinista Lendária da História do Cinema


A Vida:
Edith Head nasceu em 1898 nos Estados Unidos. Figurinista lendária dos anos dourados de Hollywood. É a mulher mais premiada da história dos Oscars e uma das estilistas que mais influenciou a moda no século XX.
O Trabalho:
Trabalhou nos estúdios Universal e Paramont, neste por 44 anos. Trabalhos em mais de 400 filmes e levou oito Oscars, sendo indicada mais de 30 vezes. Fã dos trabalhos de Coco Chanel, Edith tornou-se a queridinha do diretor Alfred Hitchcock e das celebridades da época.
Desenhista de figurinos exclusiva dos estúdios Paramount de 1948 a 1966 e depois da Universal até sua morte em 1981, Edith, em mais de 400 filmes, vestiu as maiores estrelas de Hollywood, criando estilos e sendo copiada no mundo todo.
Vestiu Celebridades:
Vestiu Bette Davis em All About Eve, Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu, Grace Kelly em Janela Indiscreta, além de Elizabeth Taylor, Rita Hayworth, Ginger Rogers, Sophia Loren, entre outras. Lançou em 1967 um livro chamado How To Dress For Success, que pode ser encontrado em livrarias virtuais aqui no Brasil, além do livro The Dress Doctor: prescriptions for style, from A to Z. 




Homenagem:
Em 2004 Edith Head foi homenageada na animação "Os Incríveis", da Pixar, no personagem Edna Mode, claramente inspirada nos trejeitos da figurinista.
Suas Dicas:
Aconselhamento à mulher comum em seu best-seller, Como se vestir para o sucesso. Publicado pela primeira vez em 1967,que está sendo relançado, e quase 30 anos depois de sua morte, espirituoso Edith, dicas incisivas ainda são válidas, é lembrada, aliás, não apenas pelo seu trabalho, mas pela maneira como construiu sua carreira. Ao invés de impor suas criações, ouvia as opiniões de todas as mulheres que vestia (incluindo jovens atrizes ainda desconhecidas) – desta forma, todas queriam voltar a trabalhar com ela.
Seu Livro:
Além de um extenso legado nos cinemas, também nos deixou um presente: dividiu toda a sua experiência em composição de vestuário no livro    ‘’How To Dress’’ For Success. Publicado em 1967 e relançado em abril de 2011 nos Estados Unidos (sem previsão de versões brasileiras), as considerações trazidas no livro de capa dura forrado com tecido lilás.
Refletindo:
“Não tenha medo de repetir o look, é antigo pensar que você precisa de um vestido novo para cada festa. Moderno é saber mudar os acessórios.”
(Edith Head)

Costanza Pascolato - Grande Ícone de Elegância e da Moda










A Vida:
Costanza nasceu na Itália e chegou com sua família a São Paulo, em fevereiro de 1946, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Costanza foi casada três vezes, é mãe de duas filhas e avó de uma menina e um menino.
No Mundo da Moda:
A história de Costanza Pascolato com a moda começou por intermédio de seu pai, Michele Pascolato, que fundou a fábrica de tecidos Santaconstancia. Um dos ícones de elegância do Brasil. É formada em moda no Santa Rosa. E  com a a morte do pai, Costanza assumiu a tecelagem e a transformou numa das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil, até hoje fornecendo tecidos para os maiores estilistas do país.  
Trabalhos:
Foi consultora de moda da revista Claudia, da Editora Abril, e assinou uma coluna de moda no jornal Folha de São Paulo, integrando posteriormente a equipe da revista Vogue. Assinou o design de uma coleção de jóias da H. Stern.
Os Livros:
Integrante da Academia Brasileira de Moda escreveu Três livros: ‘’O Essencial’’, ‘’Como Ser uma Modelo de Sucesso’’e ‘’ Confidencial’’.
Linha de Sapatos: 
Emprestou seu bom gosto para o design de cerca de oito modelos de calçados, em tons como preto, branco e nude. “São modelos chiques e confortáveis, como os que eu gosto de usar”, conta. Costanza apontou os caminhos para a equipe de estilo da marca, que criou os modelos a partir das propostas da colunista. 
São pares de shapes clássicos e avesso a modismos — o tamanho do salto não  passa de 6 cm. A coleção foi pensada no  Dia das Mães, esta coleção chegou nas lojas no mês de abriu. Com o lançamento da linha, Costanza se juntou a nomes como Gloria Coelho e Juliana Jabour, que constam na lista de parceiros da Shoestock.

Refletindo:
‘’Ser elegante, afinal, é ter consciência pela maneira como você se veste ou se comporta, que sempre dá para se aprimorar um pouquinho. Por isso é tão legal termos tantas alternativas de moda para escolher. Elegância, no fundo, é escolha. Portanto, você pode, sim, estar superelegante com o mais casual ou com o mais clássico.’’
(Costanza Pascolato)

Pedro Lourenço - O estilista mais jovem do Brasil que segui os passos de seus pais


Sobre o Estilista
A Vida:
Nascido em São Paulo, Pedro Lourenço é filho de Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço ambos estilistas. Desde criança Pedro brincava no ateliê de seus pais, onde já desenhava e criava roupas. Apesar dessa brincadeira ter virado sua profissão, ele não deixou de freqüentar a escola e se tornar um bom aluno.
Menino Prodígio:
Com 12 anos, começou como estilista para a segunda marca de sua mãe, Carlota Joakina, em 2003. E em seu primeiro desfile, já foi elogiado por seu apuro estético, inventividade na criação e pela qualidade de seu acabamento. Assinou a coleção da marca até 2005, quando decidiu ter a sua própria e a desfilou no São Paulo Fashion Week, mas em julho de 2006 realiza sua despedida para dar ênfase aos estudos.
Processo Criativo:
Aos dezesseis anos Pedro se afastou do processo criativo e planejou concluir os estudos do ensino médio, estudar francês e, na seqüência, cursar faculdade de História da Arte, na França. Mas mudou de idéia, com apenas 19 anos fez sua primeira apresentação na capital mundial da moda em plena semana de Paris, em desfile paralelo à programação oficial do Outono/Inverno 2010/11, com o louvor de ter reunido na suntuosa sala do Westin alguns dos principais nomes que movem o motor da moda.

A Descoberta:
As editoras-chefe da “Vogue Paris”, Carine Roitfeld, e “Vogue Japão”, Anna delo Russo, a jornalista britânica Hillary Alexander, do “Telegraph”, o editor europeu da "Vogue America", Hamish Bowles, e o fotógrafo norte-americano Michael Roberts esquentaram a primeira fila da apresentação. Entre os convidados menos estrelados, estavam representantes do blog The Moment, do jornal “The New York Times”, que contaram pelo Twitter, da sala de desfile, terem descoberto Lourenço ainda aos 14 anos.
Recém-Formado:
Com 19 anos, recém-formado pela conceituada escola de artes inglesa Central Saint-Martins, volta a criar e realiza seu desfile em paralelo com a semana de moda parisiense, a capital da moda. Na temporada seguinte, já estava integrado à programação oficial da semana de moda de Paris.
As Peças:
Atualmente as peças de Pedro podem ser encontradas em Milão, Londres, Berlim, Las Vegas, Boston e Xangai – é parte da estratégia de consolidar a marca. Como sua marca é um segmento de alto luxo suas peças podem variar de R$800,00 até R$25.000,00.
Melissa Pedro Lourenço:
Chegou a vez de Pedro Lourenço criar para marca de calçados de plástico Melissa. “Ela é versátil, clássica e atemporal”, comentou o estilista brasileiro sobre sua sandália de salto preto, com solado branco e faixa azul no tornozelo.
“Visto uma mulher urbana, que preza por um design forte, uma construção inteligente. Ela pode usar a mesma roupa de manhã até a noite, ir do trabalho direto para uma festa. Eu quis que a minha primeira Melissa tivesse todas essas características”, conta. Além da Melissa Nº 1, Pedro customizou o modelo Melissa Divine, a flat surge com acabamento fosco em variações em preto, amarelo, azul e vermelho.

Refletindo:
‘’Crio para uma mulher segura, forte, que admira meu olhar. ’’
(Pedro Lourenço)

Gloria Coelho - É reconhecida por uma moda de vanguarda


A Vida:
Mineira, é casada com Reinaldo Lourenço, seu ex-assistente, que hoje é um nome de peso na moda, assinando a marca que leva o próprio nome. O filho do casal, Pedro Lourenço, de apenas 14 anos, também se lançou como estilista.
Sobre o Estilista
A Ligação com a Arte:
Ligada à arte desde a infância, sempre gostou de pintar quadros, escrever poemas e fazer roupas para as amigas. Acabou indo estudar em um instituto de arte e decoração, partindo depois para a França.
Na Moda:
A história da bem sucedida estilista mineira começou nos anos 70, quando estudou em um instituto de arte e decoração, partindo depois para a França. Em Paris, cursou o Studio Berçot e, de volta ao Brasil em 1974, lançou a primeira coleção da G, antigo nome de sua grife. Já no início, sob influência da arte e história, seguiu o conceito que a acompanharia ao longo da carreira: vestir mulheres sofisticadas e antenadas com o mundo.
Em Paris, cursou o Studio Berçot e, em 1974, de volta ao Brasil, lançou a primeira coleção da G, antigo nome de sua grife. Já no início, influenciada pelo gosto pela arte e história, seguiu o conceito que a acompanharia ao longo da carreira. Suas roupas sempre foram feitas para vestir mulheres sofisticadas.
Glória combina sua paixão por arte e história com conceitos de design e tecnologia.
A Própria Grife:
Na década de 90, já com a grife própria consolidada, lançou uma segunda marca, voltada para um público feminino jovem. Assim, em 1995 nasceu a Carlota Joaquina, depois rebatizada Carlota Joakina, por uma questão numerologia. Para a criação, Gloria chamou Carla Fincato, sua antiga assistente de estilo e ex-estagiária de Reinaldo Lourenço, pupila do casal por dez anos.
A marca Gloria Coelho integra o circuito Morumbi Fashion e São Paulo Fashion Week desde o início e a Carlota Joakina desde 2001.
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As Lojas:
Hoje, Gloria Coelho tem inúmeras lojas no Brasil e um showroom em Paris onde expõe as coleções próprias. Exporta para diversos países da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Líbano e Kuait. A Carlota tem lojas próprias e vende em mais de cem multimarcas do Brasil. Um showroom em Londres cuida das exportações da jovem grife.


Refletindo: 

“Essa roupa cura e dá amor.”

(Gloria Coelho)